terça-feira, 24 de abril de 2012

  1. Esta imagem é o santo padroeiro da nossa cidade,no dia do trabalhador (1 de maio) será realizada uma procisão em homenagem a este santo,é uma festa religiosa muito bonita.

segunda-feira, 9 de abril de 2012


Estas são as paredes laterais do altar principal da igreja do Socorro,foram colocados a alguns anos atrás,uma vez que eram zonas de grande humidade,pois as paredes apresentavam grandes manchas de humidade logo a diocese achou por bem mandar colocar estes azulejos,o que veio henriquecer o patrimonio cultural desta igreja.

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Santa Maria Maior, a primeira freguesia da MadeiraSanta Maria Maior está indelevelmente identificada com a germinação do primeiro bairro populacional construído pelos portugueses fora de Portugal continental e, por conseguinte, do continente europeu. Foi aqui que “nasceu” o primeiro povoamento português do além mar, foi aqui que se deu início à cidade do Funchal, capital madeirense, e foi aqui que se começou a construir os primeiros alicerces que viriam a dar sustentação para o desenvolvimento que a Madeira foi registando ao longo dos séculos. Santa Maria Maior é, de forma inapagável, um marco histórico da expansão de Portugal no Mundo.

Marco territorial e povoamento
Uma vez iniciado o povoamento da Madeira, por volta do ano de 1425, a população concentrou-se não só no Funchal mas também noutras partes da costa sul da ilha, onde mais cedo ou mais tarde, acabariam por surgir núcleos de população de certa importância, os quais deram origem a diferentes freguesias.

O espaço territorial, presentemente ocupado pelo Funchal, dividiu-se ao longo dos tempos em duas zonas bem demarcadas; a primeira zona ia desde as ribeiras de Santa Luzia e João Gomes (também conhecida por ribeira de Santa Maria) até o Forte de São Tiago; a segunda zona, surgida mais tarde, situava-se entre a ribeira de São João até ao Convento de Santa Clara.

O aglomerado populacional que se estendeu da Ribeira de João Gomes até o Corpo Santo, não foi mais de que um núcleo de população formado de maneira espontânea que foi crescendo ao longo da praia de calhau ali existente. Deste facto advém-lhe, muito provavelmente, o nome dessa mesma zona: Santa Maria do Calhau, nome dado também ao pequeno templo que no ano de 1430 começou a servir o povoado da zona leste da baía do Funchal, também conhecido por Nossa Senhora da Conceição de Baixo, ou simplesmente por Santa Maria Maior.

O referido templo foi sede da paróquia de Santa Maria Maior até o ano de 1508, data em que foi construída a Igreja da Sé Catedral e para onde foi transferida a Paróquia de Santa Maria Maior. Socialmente este povoado de Santa Maria Maior era dominado por artesãos e homens de ofício e foi, sem dúvida, deste aglomerado populacional que surgiu a primeira cidade construída por portugueses fora do Continente Europeu.

Nome com origem em Nossa Senhora
Santa Maria Maior foi a primeira freguesia a ser criada no Funchal. O seu nome deriva, segundo alguns historiadores, da sua primeira igreja paroquial ter maiores proporções do que a capela consagrada também a Nossa Senhora da Conceição que João Gonçalves Zarco mandara construir no local onde está presentemente a Igreja de Santa Clara. Esta capela foi conhecida pelo nome de Nossa Senhora da Conceição de Cima em oposição à capela de Nossa Senhora da Conceição de Baixo a que o povo da época, rapidamente e por força da sua localização, chamou de Senhora do Calhau, já que a mesma fora construída perto da praia de e enormes calhaus ali existente.

A construção da referida capela data de 1438, quando já existia um núcleo de população considerável que se fixou ao longo das margens da ribeira que veio a ter o nome de João Gomes.
A igreja de nossa Senhora do Calhau foi destruída, várias vezes, pelas cheias que assolavam zonas mais baixas do povoado que, futuramente, iria dar lugar à construção, a 21 de Agosto de 1508, da cidade do Funchal. Entretanto, com a conclusão da construção da Sé Catedral e face ao crescente aumento da população, a sede desta freguesia passa para esta igreja de grandes proporções. No entanto, em 1557, a freguesia é dividida em duas, sendo as respectivas sedes na Catedral (freguesia da Sé) e na Igreja de

terça-feira, 3 de abril de 2012

Captura de ecrã - 2011-04-02, 09.12.22.jpgEsta imagem é do santo protetor da cidade do funchal,a procissão aconte-se no 1 de Maio,é um acontecimento religioso muito bonito, o qual leva muita gente a baixa do funchal neste dia. Faço um convite a todos os que visitarem o meu blog para visitarem esta igreja muito bonita.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Festa de São Tiago Menor

Património, Tradição e Cultura | Festas Populares

A cidade do Funchal celebra a festa do seu padroeiro - São Tiago Menor, a 1 de Maio. O Santo Patrono tem sido, desde o século XVI, honrado com uma procissão na Zona Velha da Cidade. Reza a História que esta celebração surgiu pela primeira vez em 1538, quando o Funchal foi novamente assolado por um surto de peste.

As autoridades, após tantas tentativas sem sucesso, determinaram que se juntassem todas as pessoas, sãos e doentes, numa súplica a São Tiago. Para cumprir a tradição, realizou-se mais uma vez a Procissão do Voto da Cidade que, depois de percorrer as ruas da cidade, seguiu até à Igreja do Socorro - Igreja de São Tiago Menor, onde foi celebrada uma eucaristia que assinalou esta data tão significativa para todos os funchalenses.



 

Esta imagem é do tecto da igreja, está em bom estado de conservação
Mapa da localização da Igreja do Socorro, na zona velha.


Ver mapa maior

Aqui podemos visualizar o altar mor da igreja do socorro, toda em talha dourada e lateado por azulejos.

Igreja de Santa Maria Maior / Igreja do Socorro


Igreja do Socorro


Edificada no século XVIII, destaca-se pelo facto de ser a única igreja barroca da Ilha da Madeira, em termos exteriores.

No seu interior podemos destacar as quatro pinturas com alegorias ao "Triunfo da Eucaristia", os tectos da nave e da capela-mor em "trompe l`oeil" e os altares dedicados a Nossa Senhora de Fátima e a Santiago Menor. É de referir que também é conhecida como a Igreja de São Tiago, pois substituí o antigo templo que era denominado de Santiago Menor. Fica situada numa zona nobre da cidade do Funchal,  Zona Velha, cada vez mais visitada por turistas e madeirenses,com grande interesse a nível de patrimonio cultural.


Interior da Capela
Interior da Capela


Video da Capela de São Tiago Menor